terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Estou Grávida, e agora?!! O 1º Trimestre

O que esperar do primeiro trimestre de gestação?
Que sintomas vão aparecer? Que tipo de cuidados e exames eu preciso fazer?
O que esperar das 12 primeiras semanas de gestação?
Haverão alterações físicas e emocionais?

Com este vídeo tento resumir um pouco algumas questões para facilitar para aquelas que acabaram de se descobrir grávidas. Claro que estou falando em termos gerais, nem todas as mulheres sentem as mesmas coisas.

O primeiro trimestre é marcado por muitas dúvidas e sentimentos ambivalentes (contraditórios-alegria/tristeza). Muitas mulheres sentem-se culpadas de terem esses sentimentos, pensando estarem prejudicando o bebê. Contudo é normal termos dúvidas e preocupação acerca das grandes mudanças que estão ocorrendo (e ocorrerão) em nossas vidas. Ao desconstruirmos essa "maternidade cor de rosa" onde somos pressionadas a virarmos "mães radiantes" assim que nos descobrimos grávidas, sentimos um grande alívio em podermos ser apenas nós mesmas, humanas, com todas nossas peculiaridades, vivendo nossa própria história, nos desconstruindo e reconstruindo ao longo desse processo de transformação que é a gravidez.

Então começamos a nos preocupar com o que temos que fazer, por onde começar. Serão pedidos alguns exames como a tipagem sanguínea, hemograma completo com glicemia de jejum, sorologia para algumas patologias como toxoplasmose, rubeola, HIV e sifilis, um ultrassom para a datação da gestação ou apenas o 1º morfológico (translucência nucal), que verifica dentre outras coisas a existência de síndrome de down: é um exame controverso pois ele não é 100% acurado e pode dar falsos positivos e falsos negativos, então pode ser um estresse a toa (e também o que você faria com aquela informação?)

Muitos sintomas físicos podem aparecer, além dos enjoos e seios doloridos você pode observar outras mudanças ocorrendo no seu corpo.

Espero que esse vídeo ajude a dar um "norte" para quem acabou de se descobrir grávida e está se sentindo um pouco perdida.


(Não achei que os latidos do cão do vizinho fossem ficar tão altos, e percebi tarde demais o vento, peço desculpas.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...