quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Como calcular a data provável do parto?! Conto em semanas ou em meses?!

Quando vai ser meu parto? Como calculo a data provável? É mais confiável seguir a menstruação ou o ultrassom?
Estou de quantas semanas? Isso equivale a quantos meses?
40 semanas é o último prazo?

Se você tem esse tipo de dúvida, espero que esse vídeo te ajude!



Minha Tabela Semanas x Meses:


Estudos citados no vídeo:


  • O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas juntamente com a Sociedade de Medicina Materno-Fetal criou uma nova classificação para as gestações chamadas “de termo”. Por que essa classificação é importante? No passado, qualquer gravidez entre 37 semanas e 42 semanas (um intervalo de nada mais nada menos do que 5 semanas!!!) era considerada simplesmente “TERMO”, pois acreditava-se que os bebês que nascessem durante este período da gravidez estavam todos “no mesmo barco”, estavam todos nascendo “no tempo certo”. Esperava-se que o resultado neonatal de todos fosse bom e uniforme. Com o passar do tempo, pesquisas mostraram que não era bem assim. As condições que os recém-nascidos tinham ao nascer variavam muito principalmente no que se referia a problemas respiratórios (“desconforto respiratório”, “síndrome da membrana hialina”, “pulmão molhado”). Hoje considera-se um risco agendar uma cesárea para 37, 38 semanas. Não há peso estimado em ultrassom nem nada que garanta que o bebê está pronto para nascer.



  • Documento sobre idade gestacional no Reino Unido: 

http://www.ons.gov.uk/ons/rel/hsq/health-statistics-quarterly/no--37--spring-2008/quality-of-nhs-numbers-for-babies-data-and-providing-gestational-age-statistics.pdf
"51,94% dos nascimentos ocorrem APÓS 40 semanas. Não antes, após. Ou seja, chegar a 40 semanas não quer dizer muita coisa. Na semana 41, nascem 20% dos bebês e 4% deles, somente na semana 42. E 0,41% nasce com 43 ou mais" (Maíra Libertat)





  •  "régua" didática que explica os períodos de semanas e meses dividindo em trimestres, semanas, meses, e explicando quando se diz que o bebê está "a termo", ou tem chances de sobreviver.






  • E para ilustrar a questão do desenvolvimento embrionário que menciono no vídeo, deixo algumas imagens que retirei do google e um vídeo super legal que mostra desde a fecundação até o feto estar desenvolvido.


- célula embrionária se implantando na parede uterina: 

- embrião de 3 semanas: 

- embrião de 4 a 5 semanas:  

- embrião de 7 a 8 semanas:


- embrião de 9 a 10 semanas:

 fetos reais


 - feto de 12 semanas:



- observem a diferença entre um embrião de cerca de 5 semanas e um de 10


- fases bem caracterizadas:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...