segunda-feira, 15 de maio de 2017

As 5 feridas emocionais na infância e a personalidade adulta

Sabe aquele vídeo (link para o youtube https://youtu.be/SIXw6LcQBjU)  que faz você olhar pra dentro, pensar na sua vida e olhar com amor pros seus filhos e desejar se curar para ser melhor não só para si mesmo, mas para os outros ao seu redor? É esse vídeo! Como mães e pais olhamos para nossos filhos e pensamos se estamos proporcionando o que precisam para um desenvolvimento psicológico saudável. Como pessoas adultas olhamos para nossa criança interior e acalentamos suas dores e curamos as feridas que até hoje nos atrapalham no presente.

Esse vídeo é uma oportunidade. É a entrevista com meu amigo Fernando Rezende Aguiar, que com alegria eu legendei para o português. Ele é psicoterapeuta corporal e toca de modo muito claro na ferida, mas oferece oportunidade de cura, de encontrar sabedoria nas nossas máscaras da personalidade. Que possamos olhar para dentro e efetuar mudanças em nós. Por nós e por nossos filhos!



O que você pensa ser a "sua personalidade" pode ser apenas uma estratégia que você desenvolveu para lidar com a vida quando algumas das suas necessidades fundamentais no seu desenvolvimento infantil não foram atingidas. Quando você diz "é por que eu sou assim" na verdade você está mostrando que em certa época da sua infância você foi "ferido" no que você necessitava emocionalmente.
Um recém nascido precisa de conexão, geralmente com a mãe ou com um cuidador amoroso, na falta dessa conexão ele desenvolve estratégias para sobreviver.
Você tem dificuldade em lidar com coisas práticas do mundo, com o cotidiano, com ganhar dinheiro? Você se considera tímido ou introvertido, e se sente desconfortável no seu corpo? Você pode ter sido ferido na sua primeira necessidade fundamental.
Um bebê precisa de alguém que consiga sintonizar às necessidades dele, na falta disso ele pode sentir que é ruim ter necessidades e passar a ser ótimo em ajudar os outros sem nunca ser ajudado. Se você tem dificuldade em dizer não e estabelecer limites. Se pra você é difícil e desconfortável aceitar ajuda, sua ferida pode estar aí, no seu primeiro ano de vida.
Você se acha muito forte ou independente e nunca mostra um lado 'fraco', ou você depende demais dos outros? Novamente, não é sua personalidade, foi como seu emocional sobreviveu à infância!
Uma criança em desenvolvimento precisa ter o direito de ter autonomia. Se a criança é muito controlada, ainda que de forma amorosa, ela pode se tornar insegura sobre suas próprias capacidades. Se você sente que tem baixa estima, talvez tenha sido o excesso de "zelo" dos seus pais na infância. Você tentou muito ser "uma boa menina", para ser amada, mas por dentro você pode sentir muita raiva e revolta por não ter tido liberdade de ser autônoma.

Uma criança precisa sentir confiança em ser ela mesma e saber que ela ainda será amada mesmo que ela não escolha o que os pais dela querem. Um adulto que na infância não pôde escolher pode ter dificuldade em confiar nas pessoas, e achar muito difícil se abrir pra alguém e se entregar a um relacionamento.
Algumas pessoas são muito qualificadas e capazes, e tentam sempre estar no 'topo', pois necessitam da aprovação para sentirem que tem valor. Quando eram crianças perdiam a conexão de amor caso não correspondessem ao que era esperado delas, e isso é muito triste. Ao mesmo tempo são pessoas com grande necessidade de controle, tentam controlar tudo ao seu redor. Sofrem muito com tensões.
Uma criança que não pode manifestar o desenvolvimento saudável e natural de sua sexualidade aprende a reprimir essa energia e não sabe como lidar com seus impulsos criativos. Existe a sensação de estar 'errado', de 'ser errado', e a reação é transformar essa energia em um perfeccionismo desequilibrado.
Se você está sempre angustiado tentando ser o melhor, atingir uma perfeição que não existe, talvez você tenha sentido na infância, no desenvolver da sua sexualidade, que você não era aceito do modo que era, e para não perder o amor que antes tinha, passou a tentar mostrar 'bons resultados' em outras áreas. Seu perfeccionismo mostra um grande medo de ser quem você realmente é.
Perceber que nossas atitudes podem apenas ser reflexos de nosso desenvolvimento emocional e não quem realmente somos, é uma chave para entendermos como curar as feridas do passado e transformar esse conhecimento em qualidades na nossa vida.
Ao mesmo tempo, podemos olhar para nossos filhos com mais cuidado e mais amor responsável, e permitir que SEJAM o que são, de um modo que se desenvolvam com amor, sem medo, abrindo-se ao potencial pleno que possuem. Ao curarmos essas 'feridas de personalidade' conseguimos estar mais presentes em nossa vida, conseguimos comunicar nossas emoções e necessidades de forma mais clara e ao mesmo tempo sermos úteis no cuidado ao outro, podemos aprender a sermos realmente generosos, inspirar as pessoas sem esperar aplauso, confiar na capacidade dos outros e agir de forma inteira e profundamente conectada a tudo que criamos e desenvolvemos em nossas vidas!
Se aprofunde em si mesmo, pense nos seus filhos também. Veja o vídeo, saiba mais sobre isso, busque terapia se achar importante!
Veja o vídeo no meu canal do YouTube.



Curta e compartilhe se achar que mexeu com você. Ajude mais pessoas a olharem para dentro de suas dores e irem em busca de cura! Por pessoas mais felizes e filhos mais saudáveis neste mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...