sexta-feira, 27 de outubro de 2017

22 DICAS para um bom Acampamento com Criança!

Acampar com bebês e crianças pode ser uma ótima experiência!

Esse post é para você que sempre gostou de atividades na Natureza e agora se vê tendo filhos. Como lidar com as inseguranças, como inserir os filhos nesse tipo de passeio?
Aqui nós sempre gostamos muito de viajar, fazer trilhas, acampar.  Quando me vi com um bebê pensei simplesmente em inclui-la, de forma adaptada claro, aos passeios.

As crianças vibram quando sentem a liberdade que o contato com o mundo natural proporciona, elas adoram os amplos espaços e as oportunidades de decobrir cada detalhe de onde estão, brincar com pedras, observar insetos, explorar, sentir.
Nós nos revigoramos ao nos reconectar com o natural. Longe das telas e pressões e estimulos do mundo contemporâneo, temos em passeios assim com os filhos a oportunidade de diminuir o ritmo, viver os pequenos desafios e nos conectar com as crianças de modo mais "orgânico", fluído, direto! Elas adoram a atenção, e adoram participar dos detalhes.

Para minha filha tudo sempre foi uma grande aventura, os desconfortos físicos da falta de estrutura passam batido pela experiência rica que esses passeios geram. É possivel fazer trilhas e acampamento até mesmo com bebês de colo. Crianças de 1, 2, 3 anos podem aproveitar passeios ao ar livre. Não precisamos ter medo dos desafios, apenas nos preparar com responsabilidade, adequar o local, a previsão do tempo, as medicações para emergência, a alimentação; e estarmos abertos pra cada nova experiência que acampar com crianças nos proporciona.

Ver o mundo pelos olhos deles. Sim, é clichê! Mas é o que sentimos mesmo. As pedras se tornam montanhas, os riachos grandes rios a atravessar, ver um ratinho do mato, um pássaro de cor diferente, tomar uma quente chuva de verão enquanto caminha na mata. Tudo isso acrescenta VIDA à vida dos nossos filhos, e amplia horizontes!




  • Nesse vídeo eu conto um pouco dos passeios que vivemos, e quero estimular você - se você gosta desse tipo de passeio - a perder o medo, e meter as caras, pegar a sua criança e ir viver com ela uma aventura!


22 - DICAS para um bom Acampamento com Criança!

1 - Fale com a criança sobre a viagem antes do dia de viajar. Dependendo da idade ela vai entender muito bem que algo diferente vai acontecer. Coloque ela na "animação". Insira-a na preparação das malas, mostre o que vão levar, deixe-a empolgada com o passeio! 

2- Escolha bem o camping. Pesquise a região, peça opiniões de quem conhece, pesquise em fóruns. Não dá pra parar num camping  cheio de jovens com o som do carro alto, ou alguma galera indo pra Rave. Com criança buscamos ambientes mais tranquilos e vazios.

3- No dia da viagem, saia de casa bem cedo, dependendo da distância/tempo de viagem é bom calcular bem o tempo para chegar quando ainda estiver fresco no local, e não ter que montar barraca ao meio dia. Além disso quando saimos cedo a criança pode continuar a dormir boa parte do trajeto, e criança dormindo no carro facilita né!

4 - Leve lanternas, aquelas de cabeça são ótimas. Nem sempre vai ter onde carregar o celular. E leve pilhas reservas.

5 - Remédios. Leve spray para machucados, band-aids. Pomadas para picadas de insetos. Liquido para desitratação. Repelente, anti-histaminico pediátrico pro caso de reações alérgicas inesperadas, antitérmicos e analgésicos infantis.

6 - Protetor solar e roupas com proteção UV. Não esqueça de chapéus, para todos.

7 - Mochilas pequenas para todos carregarem alguma coisa nas trilhas, incluindo as crianças, que adoram sentir que tem uma pra elas também. 

8Um bom canivete é sempre útil. Leve kit de pratos fundos e talheres, copos e cumbucas. Tem uns de plástico ótimos pra usar em acampamentos. Não esqueça de kit para lavar louça, um sabão e buchinha resolvem. Os fogareiros são boca única, então escolha uma boa panela que dê bem nele. Gostamos de levar uma chaleirinha também pra fazer café e leitinho pra criança.

9 - Fogareirinho e um bujãozinho de gás extra pra ele. Fósforos e isqueiro também podem ser úteis.

10 - Lembre de ter Papel Toalha, Pano de Prato, Pano de chão, Papel Higiênico - facilitam!

11 - Leve um tapete para por na entrada da barraca. Pode ser um tapete velho, um emborrachado de yoga, um EVA. Leve um tapete grande emborrachado que seja dobrável, ou uma toalha de piquenique. As vezes fazemos a refeição sentados no chão mesmo. As crianças adoram.

12 - Banquinhos dobráveis são práticos e ocupam pouco espaço no carro. Sempre usamos. Algumas pessoas levam cadeiras e mesas dobráveis, e até pufs infláveis. Tem material de camping para todos os gostos.

13 - Leve para dentro da barraca água. Pense também em uma solução para o xixi noturno caso esteja chovendo. Tenha acessível uma muda de roupa para as crianças, lanterna e algum livrinho. 

14 - Planeje cada refeição, seja café da manhã e almoço e janta, seja os lanches para trilhas. Importante ter uma garrafinha de água para a criança também. Leve lanches de fácil conservação. Frutas secas, castanhas, queijos que duram um pouco fora da geladeira. Tente manter alguma rotina no horário das refeições, isso ajuda a criança a permanecer mais estável com o que está habituada.

15 - Um sling para os bebês e uma mochila ergonômica para os maiores pode ser uma mão na roda quando a criança cansa de caminhar. Existem mochilas com compartimentos para levar crianças nas costas. Nunca testamos mas parece interessante.

16 - Acompanhe a previsão do tempo para evitar imprevistos

17 - Tente incluir a criança na montagem da barraca, elas adoram segurar as coisas para nós e sentirem que estão ajudando.


18 - Ensine a criança a nunca entrar na barraca de sapatos, a bater a sujeira dos pés e roupa antes de entrar. Falando em pés, coloque sapatos que deem firmeza e não derrapem. Gostamos de usar aquelas papetes emborrachadas pra criança.

19 - Não deixe a criança dormindo na barraca durante o dia se estiver quente e esta esteja montada sob o sol, pode aquecer demais!

20 - Mantenha a barraca fechada sempre, para evitar que mosquitos entrem! Boas barracas tem telas mosquiteiras.

21 - Não esqueça das fraldas caso seu filho ainda use!! Eu esqueci uma vez as fraldas noturnas e foi uma história a parte!!!

22 - Aproveite! Deixe que a criança explore, delimite até onde ela pode ir para que esteja sob supervisão. Mostre as plantas, os cogumelos, ensine a não por nada na boca. Elas adoram encontrar sementes pretas e vermelhas por aí! Deixe que brinque com cascas de cigarras e observe os insetos, ajude-a a subir em pedras mais altas, eles adoram! Permita que a criatividade role livre, que a imaginação flua, não tolha as aventuras da criança. Escute e participe. Não se preocupe com levar brinquedos e distrações, na Natureza a criança só precisa ser permitida imergir e participar!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...